** Déficit de Atenção/Hiperatividade
Parte I
O Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por uma constelação de problemas relacionados com a falta de atenção, hiperatividade e impulsividade.
É um distúrbio bio- psicossocial, isto é, parece haver fatores genéticos, biológicos, sócias e vivenciais que contribuem para a intensidade dos problemas experimentados.
O TDAH interfere na habilidade da pessoa de manter a atenção, especialmente em tarefas repetitivas, de controlar adequadamente as emoções e o nível de atividade, de enfrentar conseqüências consistentemente e talvez o mais importante, na habilidade de controlar a inibição.
Inibição refere-se a capacidade de evitar a expressão de forças poderosas que levam a agir sob o domínio do impulso, de modo a permitir que haja tempo para o autocontrole.
Pessoas com TDAH até podem saber o que deve ser feito, mas não conseguem fazer aquilo que sabem devido a inabilidade de realmente poder parar e pensar antes de reagir, não importando o ambiente ou a tarefa.
As características do TDAH aparecem bem cedo para a maioria das pessoas, logo na primeira infância. O distúrbio é caracterizado por comportamentos crônicos, com duração de no mínino seis meses, que se instalam definitivamente antes dos sete anos.
− Tipo Desatento ( com pelo menos, seis das seguintes características)
v Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado;
v Dificuldade em manter a atenção;
v Parece não ouvir;
v Dificuldade em seguir instruções;
v Dificuldade na organização;
v Evita/Não gosta de tarefas que exijam um esforço mental prolongado;
v Frequentemente perde os objetos necessários para uma atividade;
v Distrai-se com facilidade;
v Esquecimento nas atividades diárias.
− Tipo Hiperativo/ Impulsivo (quando a pessoa apresenta seis das seguintes características)
v Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira;
v Dificuldade em permanecer sentado;
v Corre sem destino, ou sobe nas coisas excessivamente (em adultos há um sentimento subjetivo de inquietação)
v Dificuldade em engajar-se numa atividade, silenciosamente;
v Fala excessivamente;
v Responde a perguntas antes delas serem formuladas;
v Age como se fosse movida a motor;
v Dificuldade em esperar sua vez;
v Interrompe e se intromete.
− Tipo Combinado (caracterizado pela pessoa que apresenta os dois tipos)
− Tipo não específico
A pessoa apresenta algumas características mas número insuficiente de sintomas para chegar a um diagnóstico completo. Esses sintomas, no entanto, desequilibram a vida diária.
Carlota Cristina
Psicopedagoga e Orientadora Educacional
Te convido...
ResponderExcluirhttp://xipanzeca.blogspot.com/2010/10/dez-coisas-que-amo-p.html
Bejo
Tatto