terça-feira, 5 de outubro de 2010

Déficit de Atenção e Hiperatividade

** Déficit de Atenção/Hiperatividade

Parte I
      O Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) é caracterizado por uma constelação de problemas relacionados com a falta de atenção, hiperatividade e impulsividade.
     É um distúrbio bio- psicossocial, isto é, parece haver fatores genéticos, biológicos, sócias e vivenciais que contribuem para a intensidade dos problemas experimentados.
       O TDAH interfere na habilidade da pessoa de manter a atenção, especialmente em tarefas repetitivas, de controlar adequadamente as emoções e o nível de atividade, de enfrentar conseqüências consistentemente e talvez o mais importante, na habilidade de controlar a inibição.
     Inibição refere-se a capacidade de evitar a expressão de forças poderosas que levam a agir sob o domínio do impulso, de modo a permitir que haja tempo para o autocontrole.
   Pessoas com TDAH até podem saber o que deve ser feito, mas não conseguem fazer aquilo que sabem devido a inabilidade de realmente poder parar e pensar antes de reagir, não importando o ambiente ou a tarefa.
   As características do TDAH aparecem bem cedo para a maioria das pessoas, logo na primeira infância. O distúrbio é caracterizado por comportamentos crônicos, com duração de no mínino seis meses, que se instalam definitivamente antes dos sete anos.

Tipo Desatento ( com pelo menos, seis das seguintes características)

v  Não enxerga detalhes ou faz erros por falta de cuidado;
v  Dificuldade em manter a atenção;
v  Parece não ouvir;
v  Dificuldade em seguir instruções;
v  Dificuldade na organização;
v  Evita/Não gosta de tarefas que exijam um esforço mental prolongado;
v  Frequentemente perde os objetos necessários para uma atividade;
v  Distrai-se com facilidade;
v  Esquecimento nas atividades diárias.

Tipo Hiperativo/ Impulsivo (quando a pessoa apresenta seis das seguintes características)

v  Inquietação, mexendo as mãos e os pés ou se remexendo na cadeira;
v  Dificuldade em permanecer sentado;
v  Corre sem destino, ou sobe nas coisas excessivamente  (em adultos há um sentimento subjetivo de inquietação)
v  Dificuldade em engajar-se numa atividade, silenciosamente;
v  Fala excessivamente;
v  Responde a perguntas antes delas serem formuladas;
v  Age como se fosse movida a motor;
v  Dificuldade em esperar sua vez;
v  Interrompe e se intromete.

Tipo Combinado (caracterizado pela pessoa que apresenta os dois tipos)

Tipo não específico

A pessoa apresenta algumas características mas número insuficiente de sintomas para chegar a um diagnóstico completo. Esses sintomas, no entanto, desequilibram a vida diária.
 O TDAH é com freqüência apresentado erroneamente, como um tipo específico de problema de Aprendizagem. Ao contrário, é um distúrbio de realização

Carlota Cristina
                                              Psicopedagoga e Orientadora Educacional

Um comentário:

  1. Te convido...
    http://xipanzeca.blogspot.com/2010/10/dez-coisas-que-amo-p.html

    Bejo
    Tatto

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